Spot, o impressionante cão-robô da Boston Dynamics, já está à venda

Spot explora terrenos acidentados e sobe escadas, mas não é qualquer um que pode comprá-lo



24/09/2019 às 17h54

Quer um animal de estimação que não faz sujeira ou tocar o terror nos seus vizinhos? Então o Spot é para você: depois de vários meses de desenvolvimento, o impressionante robô quadrúpede da Boston Dynamics foi finalmente disponibilizado para venda.


Spot, da Boston Dynamics (Foto: Becca Farsace / The Verge)


Desde junho que a companhia fala em lançar uma versão comercial do Spot. Esse dia chegou. Mas, apesar da brincadeira no início do post, não é qualquer pessoa que pode comprá-lo: somente empresas e organizações que apresentarem justificativas válidas para usá-lo poderão adquirir uma ou mais unidades.
Equipado com sensores e câmeras de 360 graus, o cão-robô é capaz de explorar terrenos acidentados, subir escadas, desviar de obstáculos e, em caso de queda, até se levantar sozinho.
Spot, da Boston Dynamics


Outras características incluem locomoção em velocidade de aproximadamente 5 km/h, bateria intercambiável com autonomia de até 90 minutos e certificado IP54 — é possível usar o Spot na chuva, por outro lado, jogá-lo na piscina para espantar as crianças provavelmente fará com que ele deixe de funcionar.
O Spot pode ser usado para monitorar áreas, mapear espaços, carregar equipamentos ou realizar tarefas ainda mais específicas, como checar vazamento de gás em prédios — é possível adicionar até quatro módulos de hardware ao robô para dar a ele funcionalidades adicionais.
Mas não vai muito além disso. Embora os vídeos sugiram que o Spot é autônomo o suficiente para reconhecer e abrir uma porta, por exemplo, a verdade é o robô depende de programação específica para realizar a maior parte das tarefas que lhe são possíveis.

Comprada pela Alphabet (Google) em 2013 e vendida para o grupo japonês SoftBank em 2017, a Boston Dynamics teve, por bastante tempo, foco em projetos militares. Mas a empresa diz que não é o caso aqui: o Spot não será usado como arma. “Não queremos ver o Spot fazendo nada que prejudique pessoas”, diz Michael Perry, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da companhia.
Organizações interessadas no Spot podem manifestar intenção de compra no site da Boston Dynamics. A empresa não revelou o preço do cão-robô.
Com informações: The Verge.

Governo lança Carteira de Trabalho Digital que substitui documento em papel

Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em papel não é mais necessária na maioria das contratações

25/09/2019 às 11h01

O governo lançou nesta terça-feira (24) a nova Carteira de Trabalho Digital, que substitui o documento em papel por um aplicativo de celular. A versão eletrônica reúne contratos de trabalho antigos e novos, bem como suas respectivas anotações, permitindo “facilidades para trabalhadores e empregados, com redução da burocracia e custos”.

Carteira de Trabalho Digital

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital já estava disponível para Android e iPhone desde 2017, mas não tinha a mesma validade do documento físico, servindo apenas como um meio de consulta. “A partir de agora, a CTPS em meio físico não é mais necessária para a contratação na grande maioria dos casos. Para o trabalhador, basta informar o número do CPF no momento da contratação”, diz o governo.
Nos casos em que o empregador não utilize o eSocial, ainda será necessário apresentar a caderneta azul no momento da contratação. Você pode utilizar a mesma CTPS que já possui, ou então solicitar um documento físico mediante agendamento na Secretaria de Trabalho, pelo telefone 158.
A Carteira de Trabalho Digital já foi previamente emitida para todos os brasileiros e estrangeiros cadastrados no CPF, mas é necessário habilitar o documento para acessar os dados. Primeiro, você deve entrar na plataforma unificada de autenticação do governo (acesso.gov.br) e criar uma conta, respondendo a perguntas como o nome da sua mãe ou data de nascimento, para confirmar sua identidade.
Depois, é preciso entrar no site do Emprega Brasil, utilizando os mesmos dados de acesso. Você terá acesso as últimas anotações, com informações como razão social e CNPJ do empregador, além de data de admissão ou rescisão. Se quiser visualizar dados sensíveis, como salário inicial e última remuneração, será preciso passar por mais cinco perguntas, respondendo corretamente a quatro delas.

Carteira de trabalho em versão física continua valendo

“Se você já tinha a CTPS em formato físico você deve guardá-la. Ela continua sendo um documento para comprovar seu tempo de trabalho anterior. Mesmo com a Carteira de Trabalho digital podendo mostrar contratos de trabalho antigos (dos anos oitenta, por exemplo), é importante nesses casos conservar o documento original”, diz o governo. Vale lembrar que a carteira de trabalho não serve para fins de identificação civil.
De acordo com o Ministério da Economia, a versão digital da carteira de trabalho deve gerar economia de R$ 888 milhões. Além disso, o prazo de emissão do documento, que era de 17 dias em média no papel, é reduzido para apenas um dia.

https://tecnoblog.net/308547/governo-lanca-carteira-de-trabalho-digital-substitui-papel/

Metrô do Rio terá armários para receber suas compras online


Todo mundo sabe o desespero que é receber a notificação de que o produto saiu para entrega mas não tem ninguém em casa. Quem circula pelo metrô do Rio de Janeiro passa a ter uma solução para esse problema: armários inteligentes para recebimento de mercadorias estarão disponíveis nas estações.




O serviço é fruto de uma parceria entre MetrôRio e CliqueRetire, e facilita a entrega de compras online. A novidade também atende à demanda de moradores que residem em áreas de restrição de entrega dos Correios e transportadoras, além de pessoas sem endereço postal. Cada estação terá 80 portas de armários para encomendas.

Quando o objeto for entregue, o cliente receberá um QR Code que será escaneado no armário e abrirá automaticamente a porta para a retirada do produto. Não há cobrança de taxa no momento da retirada na estação, mas a loja virtual pode cobrar pela entrega no ato da compra.

De acordo com o MetrôRio, mais de 40 milhões de produtos podem ser comprados na internet e retirados nos armários, e a plataforma está integrada aos “principais sites de comércio eletrônico do país”. O Tecnoblog questionou quais as lojas parceiras, mas ainda não recebeu resposta.

No total, 38 estações terão os armários inteligentes. São elas: Pavuna, Eng. Rubens Paiva, Acari/Fazenda Botafogo, Coelho Neto, Colégio, Irajá, Vicente de Carvalho, Thomaz Coelho, Engenho da Rainha, Inhaúma, Maria da Graça, Triagem, Maracanã, São Cristóvão, Cidade Nova, Uruguai, Saens Peña, São Francisco Xavier, Afonso Pena, Estácio, Praça Onze, Central, Presidente Vargas, Carioca, Cinelândia, Glória, Catete, Largo do Machado, Flamengo, Cardeal Arcoverde, Siqueira Campos, Cantagalo, General Osório, Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alan, Antero de Quental, São Conrado e Jardim Oceânico.

De acordo com o Extra, a CliqueRetire deverá instalar 200 armários eletrônicos nos próximos meses em São Paulo e Rio de Janeiro nas lojas de conveniência BR Mania, que ficam dentro dos postos de combustíveis Petrobras.
Outras lojas trabalham com sistema de ‘Clique e Retire’

A maioria das lojas virtuais que possuem alguma presença no varejo físico já oferece a opção de comprar o produto online para retirar em um estabelecimento. É o caso de Magazine Luiza, B2W (Americanas, Submarino e Shoptime) e Via Varejo (Ponto Frio, Casas Bahia e Extra).

As lojas sem presença física não ficam de fora: recentemente, o Mercado Livre passou a permitir que encomendas sejam retiradas nas agências dos Correios, facilitando a compra para quem não tem onde e como receber.

https://tecnoblog.net/308249/metro-rio-armario-compras-online/


Mais de 40 milhões de itens podem ser entregues e retirados nos armários inteligentes, que estarão disponíveis em 38 estações

23/09/2019 às 14h55