Frases de José Saramago
Veja a seguir 10 frases mais inesquecíveis ditas pelo poeta:
1. "O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever", foi a frase que Saramago disse depois de receber o Prêmio. Ele falava do seu avô, que era analfabeto.2. “Todos os dicionários juntos não contêm nem metade dos termos de que precisaríamos para nos entendermos uns aos outros”. (“O Homem Duplicado”)
3. “O cego abriu-os muito, como para facilitar o exame, mas o médico tomou-o por um braço e foi instalá-lo por trás de um aparelho que alguém com imaginação poderia ver como um novo modelo de confessionário, em que os olhos tivessem substituído as palavras, com o confessor a olhar diretamente para dentro da alma do pecador. Apoie aqui o queixo, recomendou, mantenha os olhos abertos, não se mexa”. (“Ensaio sobre a Cegueira”)
4. "No fundo, o problema não é um Deus que não existe, mas a religião que o proclama. Denuncio as religiões, todas as religiões, por nocivas à Humanidade. São palavras duras, mas há que dizê-las. Para mim, a Bíblia é um livro. Importante, sem dúvida, mas um livro. Não sou um ateu total, todos os dias tento encontrar um sinal de Deus, mas infelizmente não o encontro”. (Entrevista ao jornal “O Globo”, em 2009)
5. "Sim, tenho o Prêmio Nobel. E quê? Não que eu achava pouco ter o Prêmio Nobel, não, não. É que no fundo, no fundo, tudo é pouco, tudo é insignificante. As pessoas transformam-se em máquinas de ganhar dinheiro. Ou de tentar ganhar dinheiro." (Entrevista para Edney Silvestre, em 2007)
6. "Não sou pessimista. O mundo é que é péssimo." (Entrevista à revista "Época", em 2005)
7. “A derrota tem algo positivo: nunca é definitiva. Em contrapartida, a vitória tem algo negativo: nunca é definitiva”. (“A Viagem do Elefante”)
8. “O que vale é que sendo as falas muitas, muitas são as vozes, e do ajuntamento levanta-se uma, não é simples modo de dizer, é verdade, há vozes que se põem de pé […]” (LC) e, ainda, “[…] até do chão se pode levantar um livro.” (“José Saramago nas Suas Palavras”)
9. “As misérias do mundo estão aí, e só há dois modos de reagir diante delas: ou entender que não se tem a culpa e, portanto, encolher os ombros e dizer que não está nas suas mãos remediá-lo — e isto é certo —, ou, melhor, assumir que, ainda quando não está nas nossas mãos resolvê-lo, devemos comportar-nos como se assim fosse”. ("Outros Cadernos de Saramago")
10. “Para que serve o arrependimento, se isso não muda nada do que se passou? O melhor arrependimento é, simplesmente, mudar”.
As 10 frases mais marcantes do escritor José Saramago - VIX (vixbrasiltv.com)