Série Ayrton Senna do Brasil
Entre outubro de 1997 e setembro de 1998, a Telesp lançou 12 cartões divulgando o Instituto Ayrton Senna com belas imagens de um dos melhores pilotos da Fórmula 1. A tiragem de 1.000.000 de cartões tornou a série acessível, mas o interesse de colecionadores e fãs do piloto no Brasil e no mundo fez dela uma das séries mais procuradas. Cada cartão custa em média R$ 1,00 nas lojas de telecartofilia.
Ayrton Senna da Silva nasceu em 21 de março de 1960 na cidade de São Paulo. Seu pai, um rico empresário apaixonado por automobilismo, o incentivou a competir desde a infância. Conquistou vários campeonatos no Brasil, um título sul-americano e dois vice-campeonatos mundiais correndo com kart.
Aos 21 anos de idade já disputava a Fórmula Ford 1600, e venceu as duas competições mais importantes da Inglaterra: o Townsend Tboresen e o Royal Automobile Club. Em 1982, Senna vence os campeonatos inglês e europeu da Fórmula Ford 2000 com 22 vitórias e 22 pole positions. No ano seguinte, disputando a Fórmula 3 vence as primeiras nove corridas do ano e consagra-se campeão no GP de Macau, na China.
Em 1984, Senna é contratado pela equipe Toleman e estréia em casa na Fórmula 1, no circuito de Jacarepaguá no Rio de Janeiro. O seu primeiro GP de Mônaco combinou o circuito de rua e a chuva, duas habilidades marcantes em sua carreira, e trouxe-lhe um surpreendente segundo lugar em uma corrida que se não fosse interrompida lhe daria a vitória à frente do seu futuro rival Alain Prost.
O talento de Senna logo o levou para uma equipe maior. Como segundo piloto da equipe Lotus, conquistou a sua primeira vitória na Fórmula 1 na segunda corrida de 1985 no GP de Estoril em Portugal. Vencendo também na Bélgica, termina o campeonato como quarto piloto do mundial.
Agora como primeiro piloto da Lotus, Senna resolve adotar uma nova estratégia para tentar superar os carros da Williams e McLaren não parando para a troca de pneus. A vitória na Espanha foi uma das mais impressionantes. Ao final das 72 voltas, ele cruzou a linha de chegada 14 centésimos de segundo antes da Williams de Mansell.
Em 1987, a Lotus passa por uma reformulação. Com o sucesso de Senna, surgem novos patrocinadores: a Camel que altera a cor preta do carro para o amarelo, e a Honda que passa a fornecer o motor em lugar da Renault. As suas duas vitórias nesse ano ocorreram em circuitos de rua onde a técnica de condução é o elemento mais importante. Em Detroit repete o sucesso do ano anterior, e nas ruas de Mônaco regista a primeira de seis vitórias nessa pista.
O primeiro título mundial de Ayrton Senna veio em 1988, com a McLaren. Foi uma campanha brilhante e uma acirrada batalha contra o companheiro Alain Prost. Senna venceu oito das 16 provas do campeonato. A corrida mais marcante aconteceu no GP do Japão quando, teve problemas com o carro, caiu para o 14º lugar, mas conseguiu ultrapassar todos os carros, inclusive o de Alain Prost que liderava a prova.
A temporada seguinte é marcada pela rivalidade declarada entre Senna e Prost. Novamente o GP do Japão é decisivo, mas dessa vez para Prost que fecha Senna faltando sete voltas para o fim da prova e tira os dois carros da pista. Senna ainda retorna com a ajuda dos fiscais de pista, mas é desclassificado por não ter feito a curva completa. A decepção por perder o título para Prost quase o faz abandonar a carreira em 1989.
A ida de Prost para a Ferrari e a contratação de Gerhard Berger como companheiro de equipe trazem novo ânimo à Senna. As vitórias de Senna e Prost se alternaram e, mais uma vez, o campeonato foi decidido em Suzuka. Senna aproveita a sua vantagem na pontuação e se vinga do ex-companheiro batendo a sua McLaren contra a Ferrari de Prost na primeira curva e tornando-se campeão de 1990.
A temporada de 1991 começou da melhor maneira possível para Senna, que alcançou quatro vitórias consecutivas em Phoenix, São Paulo, Ímola e Mônaco. A primeira vitória em sua cidade natal foi mais uma corrida memorável. Senna terminou a prova apenas com a sexta marcha de sua McLaren. E após algumas vitórias de Mansell, o campeonato decide-se no Japão (de novo) com a vitória do agora tricampeão, Senna.
Os anos de 1992 e 1993 marcam a superioridade dos carros da Williams sobre os McLaren. Senna venceu mais duas vezes em Monte Carlo, confirmando o seu apelido de rei de Mônaco e tornando-se o único piloto a vencer seis vezes essa prova. E apesar dos 34 pontos atrás de Prost em 1993, Senna despede-se da McLaren vencendo as duas últimas corridas no Japão e na Austrália.
Após realizar o sonho de pilotar o carro da Williams, Senna esperava de 1994 o seu melhor ano. Mas apesar das pole positions, somando 65 na carreira, abandonou em Interlagos, e em Aida, no Japão. A sua última corrida foi em San Marino no circuito de Ímola, onde sofreu um acidente trágico na curva de Tamburello que o transformou de ídolo em mito da Fórmula 1.
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