Uma lição que a vida difícil ensinou a Nietzsche foi que toda conquista é fruto de luta e esforço constantes embora imaginemos o sucesso como fácil e natural para algumas pessoas.
Na visão de Nietzsche não existe entrada reta até o topo. Não me falem de dons ou talentos inatos.... escreveu.
Nietzsche acreditava que para conseguir as coisas que realmente valem a pena é preciso sofrer.
A essência da filosofia de Nietzsche se baseia em uma ideia...dificuldades são normais.
Não devemos entrar em pânico e desistir de tudo.
Nossa dor vem da distância entre aquilo que somos e aquilo que idealizamos ser.
Nietzsche achava que não só bastaria sofrer mas saber reagir ao sofrimento.
A inveja por exemplo pode gerar só amargura mas se conduzida da maneira correta pode nos estimular a disputar como rivais e produzir algo maravilhoso a ansiedade pode nos deixar em pânico, mas também pode nos levar para uma análise do que está errado gerando, assim, paz de espirito.
Ele foi um dos poucos filósofos a destacar o lado bom das dificuldades e do fracasso acreditando que todos nós podíamos nos beneficiar deles e por isso ficou conhecido por criticar as religiões que muitas vezes eram comparadas ao alcoolismo um subterfúgio barato que servia como fuga momentânea da realidade.
Por isso afirmava que a felicidade não vem da fuga dos problemas e sim no ato de cultivá los para extrair algo positivo deles para só então transforma se no suprassumo do que há de mais nobre no espírito humano alcançando o status quo da condição humana...
Considerar o sofrimento como algo a ser abolido é o cúmulo da idiotice...escreveu Nietzsche...
Fonte: Telegram
Nenhum comentário:
Postar um comentário